23 novembro 2006

A Doutrina do Politicamente Correto

A muito tempo quero escrever este texto, dada a intensidade com que temos sido bombardeados pelo politicamente correto. Tem-se, na sociedade atual, tentativas de se evitar qualquer tipo de discriminação ou preconceito de qualquer natureza. Linguagem, ações, gestos devem ser realizados para que não se gere constrangimenos de qualquer natureza dentro das relações sociais estabelecidas.

Este fato é, pra mim, reflexo da cultura pós-moderna da desconstrução de valores. Tudo que é absoluto é repressor, oprime, não permite uma livre expressão de liberdade e respeito pelo dito diferente. Pois como se diz: " Todos temos nossas particularidades e características que devem ser aceitas".

Temos aí então o foco do pós-modernismo, onde os valores são centrados em um humanismo radical e pessoal. Cada um descobre a sua verdade e a forma de se viver, e por ser algo que expressa o nosso interior, deve ser respeitado. Voltamos a expressar de forma radical as idéias de Rousseau, e seu bom selvagem: O homem é bom na sua natureza.

Esse humanismo intenso leva a um expresão de descontrução radical dos valores em que temos nos alicerçado nos últimos 2 mil anos. E o que mais me incomoda é que se tem uma descontrução sem colocar nada no lugar, gerando um hiato de valores, idéias e conceitos, que deixam o ser humano ainda mais vazio e frustado.

Como cristão temo que dias sombrios virão para aqueles que desejam viver dentro de valores dados por Deus ao homem. Muito em breve teremos grandes dificuldades de falarmos em algumas situações e usarmos alguns termos dentro de nossas igrejas. Seremos amarrados, e já tenho visto isso em algumas igrejas, a um modo politicamente correto de ser.

Mas fazendo um breve olhar em notícias que chegam a todo momento de várias partes do mundo vemos que, realmente, o que nos une hoje como sociedade são as diferenças que existem, culturais, religiosas, sociais. Quando se força uma expressão única, o caldeirão das diferenças ferve e explode.

Creio eu que temos então uma ótima oportunidade de falarmos dos valores dado pelo evangelho. Mostrar para as pessoas que nos cercam que a resposta para o vazio, para os pontos de fuga, para o mundo cinza é Jesus. Mostrar que no fundo, o homem é mau por causa do pecado mas que existe esperança, existe uma razão para se viver, para criar, para existir.

Fui profundamente impactado pelo livro do Dr. Francis Schaffer - O Deus que Intervém, que mostra como sutilmente fomos incorporando visões do mundo pós-moderno na cultura, nas artes, nas ciências e na igreja.

A esperança, e a concretização desta esperança foi, é, e sempre será a verdade da cruz, a salvação, a transformação, através de Jesus Cristo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Este texto é completamente coerente com nossa realidade e corretamente pontuado. Na nossa política de todos os dias, via de regra, pisamos em ovos para não ferir outrem. Nos esquecendo de existir como nós fomos criados, agindo conforme à iamgem do Pai. Quando de fato chegamos perto deste Ser assombrosamente maravilhoso que nos formou, que tudo fez, somo de fato constrangidos a reconehcer e viver por Jesus Ccristo. O único que não conehceu pecado, que é perfeito e perfeitamente suficiente pra nos garantir esperança: a salvação, vida eterna...