13 fevereiro 2007

A Soberania de Deus

Assim diz Deus, o SENHOR, que criou os céus e os estendeu, formou a terra e a tudo quanto produz; que dá fôlego de vida ao povo que nela está e o espírito aos que andam nela. Is 42.5

Qualquer pessoa que tenha temor a Deus sabe e reconhece, pelo menos em palavras que ele é soberano sobre todas as coisas. Reconhecer a soberania de Deus não é um problema, ao meu ver, para a igreja hoje.

Agora viver, falar, agir, adorar, cantar orar segundo essa premissa é algo extremamente complexo. Colocar em prática este conceito e viver segundo ele é um enorme conflito para o homem moderno. Mas por que o conflito? De onde ele vem?

O Homem moderno é fruto do iluminismo que colocou o homem como o centro de todas as coisas. O humanismo exarcerbado do pós-modernismo cria um barreira gigantesca para ser rompida pelo crente atual em compreender a real soberania.

O homem moderno enxerga um Deus soberano, mas com uma visão defeituosa. Deus pode todas as coisas, desde que satisfaçam ao seu coração. Passagens bíblicas são utilizadas para reforçar este deus, serviçal das necessidades humanas imediatas. E a igreja evangélca, em sua maioria, tem compactuado com esta visão.

Deus é soberano. Só de examinar esta frase já é possivel observar que tudo acontece somete através de Dele. Ele é o inicio e fim de todas as coisas. Tudo o que ocorre no universo, ocorre pelo seu governo e ação. Tudo o que eu faço, todas as ações do meu dia-a-dia são governadas, controladas, permitidas, determinadas por sua palavra.

Bem, alguém pode dizer, então como posso enquadrar estes principios no meu cotidiano? Conhecendo como Deus é, como ele se expressa ao homem. A leitura diligente, o estudo da Bílbia com paciencia e cuidado me revela, sob a ação do Espírito Santo, a vontade de Deus. Me faz conhecer a extensão do seu poder e como ele manifesta o seu poder a nós, seres humanos. Me faz ver que mesmo Deus sendo todo poderoso, ele se importa comigo, me conhece de forma pessoal e me trata de forma pessoal.

A sensação de segurança e paz que tenho hoje é uma consequencia direta do poder tranformador que Deus faz no homem através de Jesus. Ele abre meus olhos para enxergar que ele é o centro e eu gravito ao seu redor. Ele governa e eu obedeço. Mesmo nos momento mais duros e difícies. Mesmo que esses momentos não passem.

"...porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia." II Tm 1.12

Nenhum comentário: