15 março 2007

Eleitos de Deus

Uma das doutrinas que tive mais dificuldade de entender, e aceitar, foi a doutrina da eleição. A minha humanidade, o meu senso de liberdade de escolha, a visão particulada de Deus, observando somente o Deus amoroso, me levava a um conflito de difícil solução. Aparentemente.

Quando fui eleito diácono pela primeira vez, estava muito conciente com relação as perguntas constitucionais que saõ feitas na igreja presbiteriana a todo oficial eleito. Sabia que eu prometia aceitar as doutrinas da igreja e defende-las contra heresias que se infiltram na igreja cristã.

Comecei um estudo sobre o assunto utilizando a confissão de fé de westminster, alguns livros sobre o tema e na leitura de textos em sites da net. Comecei a compreender e entender a profundidade e conforto que a doutrina da eleição traz ao coração do crente. Ao mesmo tempo percebi a profundidade da responsabilidade que tenho, dada por Deus, na proclamação do evangelho e na busca por santidade.

Quero fazer então algumas considerações básicas sobre o asssunto.

1 - O ponto principal da fé cristã é crer em um Deus absoluto e soberano. Todas as coisas ocorrem por sua vontade. Nada que ocorre no universo escapa de sua atenção, cuidado e domínio. Este principio torna então basilar que tudo que ocorre com a criação, somente acontence por ordem Dele.

2- O homem esta morto espiritualmente por causa do pecado.
"Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados" Ef 2.1
"...e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, pela graça sois salvos" Ef 2.5
"E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos" Cl 2.13
Para tomarmos qualquer decisão, espiritualmente falando, no que se refere a nossa salvação, somente pode ocorrer se antes Deus agir. É ele que nos dá a vida, e somente o buscamos por que somos compelidos a isso através do Espírito Santo.

3 - O livre-arbítrio que o homem tanto defende não reflete o real. Ninguém pode fazer escolhas realmente de forma independete. Nossas escolhas são fruto de nossa história, de nossa faixa etária, do contexto de criação, da família... Nossas escolhas serão sempre consequncias de um contexto, o que efetivamente não a torna isenta, e consequentemente não é realmente livre.

4 - Vemos muito mais Jesus como salvador do que como senhor. A palavra senhor aparece na Bíblia muitas vezes a mais que a palavra salvador. Se obedecermos mais, se confiarmos mais na orientação de Deus expressa na sua palavra poderemos ser servos melhores e mais felizes.

Para alguém quetem dúvida sobre a eleição, a leitura do capítulo 9 da carta de Paulo aos Romanos, esclarece todas as indagações.

E mais uma coisa. Mesmo que você ainda assim não creia, sem problemas. A sua vitória está garantida, pois o único que vota já te elegeu como vitorioso.

Nenhum comentário: