31 janeiro 2007

A suficiência das escrituras

A base de todas as igrejas cristãs se encontra na Bíblia, um livro com significado espiritual que vem marcando a humanidade ocidental desde os primeiros séculos. Ela apresenta 66 livros, 39 no AT e 27 no NT. Foram livros escritos por homens, mas com certeza, inspirados por Deus.

Faço esta afirmação no fato de que foram livros escritos ao longo do tempo, num espaço aproximado de 1600 anos, e mesmo assim possuem uma harmonia impressionante, uma interligação que nenhum outro livro escrito apresenta.

A Bíblia é a palavra de Deus. Revelada a nós através dos séculos. Ela não está presa a uma época ou cultura. Seus conceitos podem ser aplicados em qualquer tempo, para qualquer pessoa.

A Bíblia revela Deus para o homem. Não uma revelação total, pois nenhum livro pode expressar toda a glória e grandeza do criador. Mas revela o suficiente para sabermos que Jesus é o filho de Deus e que através do seu nascimento, vida, morte e ressurreição temos a salvação e perdão dos nossos pecados e uma vida eterna assegurada para todo aquele que creia que Jesus é o salvador de nossas almas e único caminho aos céus.

São conceitos que parecem exóticos. Um livro que fala de Deus, seu filho, leis, profecias, promessas... Mas quando olhamos com cuidado vemos claramente que fazemos parte de um projeto maior, que somos importantes e temos valor. Não somos frutos do acaso ou de um processo evolutivo qualquer. Fomos criados por Deus, à sua imagem e semelhança.

E vemos que mesmo pequenos, com falhas graves, com um desejo para o erro enorme, ainda assim existe um Deus que me conhece de forma pessoal. Que conhece o meu passado, a minha estória, meus pensamentos e desejos.

Este Deus pessoal é conhecido através da leitura atenta e cuidadosa da Bíblia, com oração e humildade. Deus vai se revelando ao homem, demonstrando a sua vontade, e o comprimento dessa vontade me faz feliz e me completa.

O que temos na Bíblia é suficiente para conhecermos a Deus, para conhecermos seu filho, suficiente para entender o plano de salvação. Posso olhar a natureza, posso analisar a criação, mas o conhecimento de Deus necessário para a salvação somente através da escritura.

Os liberais afirmam que a Bíblia contém a palavra de Deus, o que permite descartar certas partes do texto sagrado. Mas isso é justamente uma fuga para não confrontar-se com o texto e mudar seus pensamentos.

Leia a Bíblia diariamente, confronte as suas idéias com o texto sagrado. Procure aplicar o que você está lendo em sua vida, com as suas ideias, com seus pensamentos. Tenha coragem para mudar. Não faça deste conhecimento algo de orgulho perante outras pessoas. Use o conhecimento para desenvolver a sua salvação.

Faça isso e você irá crescer em santidade diante de Deus.

Um abraço

Alexandre




P.S. O primeiro livro impresso foi a Bíblia por Johann Gutemberg


Um comentário:

Anônimo disse...

Muito encontar este assunto.
queria que o Reverendo mandasse
para o meu deleite a confissão de fé de Westminst..
Desde ja agradeço a atenção..
Meu email é jackesglaubber@hotmail.com